Close Menu

Busque por Palavra Chave

Arte & manhas | Chico Buarque e seu merecido prêmio Camões

Por: Luís Bogo
28/04/2023 14:03 - Atualizado em 28/04/2023 14:03

Os prêmios e honrarias podem até ser contestados, quando não há mérito. Acontece que algumas honrarias às vezes são oferecidas por interesses políticos ou econômicos. Porém, agora se fez justiça a Chico Buarque de Holanda.

Chico Buarque, apesar de vir de nobre estirpe, preferiu misturar seu talento poético e musical às periferias. Não que as tenha embelezado ou romantizado, mas chamou atenção a elas. Sempre sentiu a realidade e sempre soube denunciá-la. Não precisamos ser violentos para denunciar. Música e poesia são grandes armas e armadilhas contra os que se agarram ao poder de forma violenta.

Chico, desde cedo, soube navegar da crônica ao romance. Quem sabe, a música tenha sido sua dileta diversão, com letras às vezes escritas em guardanapos de papel. Talvez, alguns não entendam a amplidão da sua obra, mas Chico Buarque é o autor dos dois melhores versos da MPB, na minha opinião e sem desmerecer os demais autores, como Vinicius, Tom, Caetano, Gilberto Gil, Cazuza e Arnaldo Antunes, entre outros.

Em “Eu te amo”, ele diz “se na bagunça do teu coração, meu sangue errou de veia e se perdeu”. Este verso é de uma profundidade atroz. Ele, sozinho, mereceria uma tese por todo o seu significado e significância. Mas, há um outro, também muito cortante: em “Pedaço de Mim”, ele canta: “a saudade é arrumar o quarto do filho que já morreu”.

Perseguido por ditaduras, teve a inteligência de as driblar, pois também adora um futebol e sabe como escapar de um marcador implacável. Mas a sua inteligência se alia a uma outra característica: sensibilidade.

A inteligência e certas habilidades motoras nos servem para o desenvolvimento e cumprimento de diversas tarefas rotineiras, mas apenas a refinada sensibilidade é capaz de entregar ao mundo obras que possam modificar o nosso modo de ver, sentir e enxergar pessoas e coisas.

Francisco Buarque de Holanda reúne essas duas qualidades. Inteligente e sensível, enriquece nossos ouvidos e faz pulsar mais forte nossos corações.


Semasa Itajaí
Alesc - Novembro
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro